"o pior analfabeto é o analfabeto político..." Bertold Brecht

.quem sou

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.recentemente

. Dia do Pai...

. O analfabeto político

. Um cravo de Fraternidade

. Abril, mês dos cravos e d...

. Com irregularidades, mas ...

. Poema...

. Digam lá se isto não é de...

. O que nasce torto…

. Erro de autarca põe idoso...

. Homens e mulheres unidos ...

.as escolhas

. todas as tags

.outras andanças

.fotomemória

.companheiros

. Migração

.Ofeliazinha

Ofeliazinha

.Fraternidade

Fraternidade
Estou no Blog.com.pt

.Quantos já passaram

Segunda-feira, 18 de Abril de 2005

Para que não restem dúvidas...!

cravo1.gif


Na semana passada o PS de José Sócrates, o mesmo que durante a campanha eleitoral tanto falou nas questões sociais e que na tomada de posse do novo Governo da República elegeu como prioridade a política social, inviabilizou o aumento intercalar do salário mínimo nacional proposto pelo PCP.


Mais uma vez, os deputados do PS votaram ao lado dos deputados do PSD e do CDS-PP, numa clara demonstração de que o tão apregoado socialismo deverá continuar na gaveta…


Mais uma vez, os deputados do PS demonstrarão aos portugueses que lhes confiarão o seu voto na expectativa de mudança, que continuaremos a ter mais do mesmo com outras caras…


Mais uma vez, os socialistas demonstrarão que as suas tão apregoadas paixões, são sol de pouca dura e que as rosas, para além de terem espinhos, murcham depressa… ou não se lembram da paixão rosa pela educação que levou Marçal Grilo a ferir de morte o sistema de ensino no nosso país?!


Esta posição rodeia-se de contornos ainda mais graves, ao ser tomada a menos de duas semanas das comemorações do 31º aniversário do 25 de Abril!


Para que não restem dúvidas, esta é a prenda que Sócrates e o seu governo dão aos portugueses e aos trabalhadores: uma clara demonstração da continuidade do ataque aos direitos e conquistas de Abril; uma claríssima demonstração da continuidade das políticas anti-laborais, de favorecimento do patronato e de regressão social!


Esquece-se o engº Sócrates e o PS que o mesmo povo que lhes deu a maioria absolutíssima que neste momento o PS detém, através da contestação social, lhe pode retirar o poder?!


Pois por muitos e subtis que sejam os ataques perpetuados pelos sucessivos governos aos direitos e conquistas de Abril, “agora ninguém mais cerra/As portas que Abril abriu!”.


Mas os ataques não se ficam apenas pelo “chumbo” do aumento do salário mínimo nacional… quanto ao Código do Trabalho, apesar de já ter sido dito que o Governo pretende dialogar com os trabalhadores tendo em vista a revisão de alguns pontos, esquecem-se que não se trata apenas da revisão de alguns pontos mas da revogação imediata da Lei…!


Por outro lado, continuam as intenções – mais ou menos declaradas, mais ou menos assumidas – de perpetuar os ataques em áreas fundamentais do Estado democrático implementado com a Revolução. A saúde, a educação e a segurança social públicas, gratuitas e de qualidade, continuam ameaçadas por um governo que se diz socialista mas que no essencial, a sua prática pouco ou nada difere de governos do PSD ou do PSD/CDS-PP…


Além disso, na Região temos tido exemplos de como funciona a abertura ao diálogo por parte do PS, ouvir eles ouvem, falar também falam, mas depois “eles falam, falam e não dizem nada!”…


Mas os trabalhadores continuam atentos e não têm uma memória tão curta como alguns pretendem fazer crer!


O 25 de Abril, para além de ser um dia de comemoração da Liberdade; de relembrar os ideais e as conquistas de 74; de lembrar aos mais novos os negros anos de ditadura fascista; pode e deve também ser um dia de luta pelo aprofundamento do sistema democrático em que vivemos, pela garantia da continuidade dos direitos adquiridos, pelo avanço da democracia e da justiça social contra os retrocessos que os sucessivos governos têm tentado aplicar – e até certo ponto têm conseguido…


Este ano, para além dos 31 anos da Revolução do Cravo, celebra-se igualmente no dia 25 de Abril o 30º aniversário da realização das primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte, pelo que as comemorações deste ano, devem igualmente ser um apelo ao exercício da cidadania, do direito e dever cívico de voto, da oportunidade que todos temos de influenciar as medidas políticas através do exercício desse mesmo direito!


25 de Abril sempre!


analfabetado por ilheu às 15:37

para onde devo ir | ajuizar | juntar...
|

5 comentários:
De Anónimo a 22 de Abril de 2005 às 16:34
Fui eu; João Pacheco de Melo.
(este blog não memoriza a minha assinatura; vai lá saber-se porquê? (faltam aqui caretas para "um toque" de humor)
</a>
(mailto:)


De Anónimo a 22 de Abril de 2005 às 16:32
Isto é um 25 Abril "non stoped"; foi o concresso, agora o próprio!

BOM 25 ABRIL!


</a>
(mailto:)


De Anónimo a 20 de Abril de 2005 às 22:12
Prezada Amiga,

Eis um texto oportuno que subscrevo na íntegra.

Beijocas,
Fernando B.
(http://lusomerlin.blogspot.com)
(mailto:ftcb@netcabo.pt)


De Anónimo a 20 de Abril de 2005 às 21:45
Não é fácil ser coerenteTóColante
(http://tocolante.blogspot.com/)
(mailto:papo.seco@gmail.com)


De Anónimo a 20 de Abril de 2005 às 21:17
É UMA VERGONHA!

Os deputados socialistas acabam de reprovar a proposta do PCP que apontava para um aumento intercalar do salário mínimo nacional, a partir do dia 1 de Julho, de 374,7 euros para 400 euros.

Não obstante da precariedade, o desemprego e a pobreza que existe no nosso país, o Governo PS vira costas ao povo que o elegeu e inicia uma política anti-social, contra os trabalhadores e em prol dos interesses dos seus amigos capitalistas!

Com o aumento dos transportes, os serviços e o custo de vida em geral, o aumento do Salário Mínimo Nacional é uma exigência que deve ser requerida por todos os cidadãos Portugueses!

Luta Pelos Teus Direitos!

Envia mensagens de protesto contra esta situação para os seguintes emails:

gp_ps@ps.parlamento.pt - Grupo Parlamentar do PS

gabpar@ar.parlamento.pt - Presidente da Assembleia da República

portal@ps.pt - Partido Socialista

REENVIA ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS TEUS CONTACTOS!

SÓ UNIDO O POVO TERÁ FORÇA PARA LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA!


O Carapau - Fórum Subversivo: www.carapau.pt.vuCarapau
(http://www.carapau.pt.vu)
(mailto:cerf@portugalmail.pt)


Comentar post