"o pior analfabeto é o analfabeto político..." Bertold Brecht

.quem sou

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.recentemente

. Dia do Pai...

. O analfabeto político

. Um cravo de Fraternidade

. Abril, mês dos cravos e d...

. Com irregularidades, mas ...

. Poema...

. Digam lá se isto não é de...

. O que nasce torto…

. Erro de autarca põe idoso...

. Homens e mulheres unidos ...

.as escolhas

. todas as tags

.outras andanças

.fotomemória

.companheiros

. Migração

.Ofeliazinha

Ofeliazinha

.Fraternidade

Fraternidade
Estou no Blog.com.pt

.Quantos já passaram

Sexta-feira, 17 de Março de 2006

Erro de autarca põe idoso na rua

O recente caso de desalojamento de um idoso de Rabo de Peixe vem demonstrar que durante anos, a Região andou sem “rei nem roque”. É inadmissível que responsáveis autárquicos adquiram habitações destinadas a realojamentos, sem procederem à respectiva regularização da situação; da mesma forma que é inadmissível que responsáveis governamentais descentralizem verbas destinadas à aquisição de habitações sem verificarem se a aquisição das mesmas se faz de acordo com a lei.

Por outro lado, é reprovável a atitude do “proprietário” da casa que, sabendo que a mesma tinha sido vendida (apesar de não ter sido efectuada a escritura), tendo recebido o respectivo pagamento, venha agora exigir a posse da habitação mandando para a rua um idoso, numa atitude que demonstra uma enorme falta de humanidade.

Em primeiro lugar, é necessário resolver e com urgência a situação habitacional do idoso de Rabo de Peixe expulso da sua residência na passada semana. O facto do mesmo ter recorrido, numa situação de desespero a familiares, não resolve a questão.

Em segundo lugar, é preciso apurar responsabilidades e não deixar que os responsáveis fiquem impunes perante esta situação pois os eleitos devem zelar pelo interesse público e tratando-se de verbas descentralizadas pela Região para a autarquia, não podem os autarcas agir dessa forma. Não basta referir alegar uma amnésia (que até vem mesmo a calhar), como fez o presidente da Junta de Freguesia da altura, referindo “não se lembrar” do que se havia passado, é necessário que se apurem responsabilidades e resolvam as situações.

Por outro lado, esta é apenas uma das muitas situações que possivelmente se passarão um pouco por toda a Região, podendo haver uma série de pessoas em risco de ir para a rua caso os antigos proprietários decidam reivindicar a posse das habitações.

Quanto às declarações do actual presidente da Junta, a solução para casos deste tipo não pode nem deve passar pelo usucapião, mas sim pela regularização de todas as situações que se encontram mal.

Um pouco por toda a região muitas são as casas devolutas e abandonadas, enquanto muitas famílias continuam sem ter acesso à habitação, um dos princípios fundamentais consagrados na Constituição da República.

Em Abril celebra-se o 30º aniversário da Constituição da República, infelizmente, não só continuam por pôr em prática muitos dos princípios consagrados naquela que é a Lei Fundamental do Estado Português, como os sucessivos governos do PS e PSD têm perpetuado duros golpes nos direitos aí consagrados, nomeadamente no que respeita aos direitos dos trabalhadores e aos caracteres públicos e tendencialmente gratuitos de sectores fundamentais como a saúde e a educação.

Cavaco Silva, recentemente empossado como Presidente da República, jurou na tomada de posse “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República”, contudo, é do conhecimento público a posição do novo Presidente da República quanto ao sistema de saúde, de educação e à segurança social. A ver vamos.

as escolhas:

analfabetado por ilheu às 17:02

para onde devo ir | ajuizar | juntar...
|

.memórias

. Março 2009

. Junho 2007

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.Ofeliazinha

Ofeliazinha

.fotomemória

.Quantos já passaram

.subscrever feeds