"o pior analfabeto é o analfabeto político..." Bertold Brecht

.quem sou

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.recentemente

. Dia do Pai...

. O analfabeto político

. Um cravo de Fraternidade

. Abril, mês dos cravos e d...

. Com irregularidades, mas ...

. Poema...

. Digam lá se isto não é de...

. O que nasce torto…

. Erro de autarca põe idoso...

. Homens e mulheres unidos ...

.as escolhas

. todas as tags

.outras andanças

.fotomemória

.companheiros

. Migração

.Ofeliazinha

Ofeliazinha

.Fraternidade

Fraternidade
Estou no Blog.com.pt

.Quantos já passaram

Terça-feira, 24 de Maio de 2005

Somos todos iguais, mas uns são mais iguais que outros…

As recentes notícias sobre a presença do terrorista Luis Posada Carriles nos EUA, mais concretamente no Estado da Florida – que por acaso, e só por acaso é governado por Jeb Bush, irmão de George Bush – colocaram a administração norte americana a braços com um enorme dilema que veio confirmar mais uma vez que os EUA têm dois pesos e duas medidas.
Após o atentado de 11 de Setembro, os EUA e a administração Bush, iniciaram uma campanha supostamente de combate ao terrorismo, que chegou ao ridículo de se perguntar a quem desejava visitar os EUA se era terrorista ou se tinha alguma ligação com organizações terroristas.
Nessa altura, começou a caça ao homem, que até hoje continua “a monte”, e que deixou de ser o alvo das atenções – refiro-me é claro a Bin Laden e à Al Quaeda.
De seguida, realizou-se a Cimeira da Guerra, na qual foi decidida a invasão do Iraque sob os pretextos de “libertar” o povo Iraquiano do ditador Sadam Hussein e de descobrir as armas destruição maciça que alegadamente existiam e eram fabricadas naquele país, mas das quais até hoje, nem um simples parafuso foi encontrado.
Infelizmente para nós, açorianos, ficámos ligados a este triste episódio da história mundial pelo facto desta Cimeira ter sido realizada na Base das Lajes, com o primeiro-ministro da altura, Durão Barroso, a servir de mordomo e com alguns senhores da nossa praça, a afirmarem que tal situação era positiva para a Região, pois faria com que falassem de nós… isto, seguindo a lógica do velho ditado “falem mal, mas falem”, que, na minha opinião aplica-se e bem em muitas situações, mas neste caso, pois ficamos para sempre ligados a uma guerra de rapina que tem ceifado milhares de vidas e agora já ninguém se lembra onde fica a Base das Lajes – muitas vezes nem os próprios americanos que agem como se esta fosse propriedade deles.
De seguida, os EUA elaboram uma lista de países potencialmente possuidores de armas de destruição maciça, na qual incluem Cuba e Vietname – mas o caso de Cuba não será o mais preocupante para a administração norte americana que anseia diariamente pela morte de Fidel Castro, na esperança de que esse facto altere a capacidade de resistência do povo cubano.
Mas, estranhamente para alguns, nunca mais se ouviu falar em combate ao terrorismo mundial, e é precisamente nessa altura que surgem notícias revelando que o terrorista, Luis Posada Carriles se encontra comodamente instalado numa casa na Florida onde, segundo declarações de um dos seus advogados “está bem, está pintando, ouvindo notícias e lendo”…
Por outro lado e apesar das pressões nesse sentido, a administração norte americana ainda não decidiu se atendia ao pedido da Venezuela de extradição do terrorista para ser julgado pelo atentado ao avião de passageiros cubano que em 1976 vitimou 73 pessoas. De referir ainda que Posada Carriles é acusado de vários atentados terroristas, tendo mesmo sido condenado a oito anos de prisão por participar num plano para assassinar Fidel Castro no fim de 2000.
Sexta-feira da semana passada, Fidel Castro anunciou que Cuba forneceu na década de 90 aos EUA informações importantes sobre as actividades terroristas de Carriles, mais concretamente sobre 31 acções e planos terroristas e as suas ligações à Fundação Nacional Cubano-Americana, a qual tem sido usada pelos EUA para contra Cuba.
Mais uma vez, não só fica demonstrado que os EUA têm dois pesos e duas medidas no que respeita ao suposto combate ao terrorismo como é levantada mais uma pontinha do véu sobre as ligações da família Bush a terroristas.
Toda esta situação vem levantar algumas questões incómodas para a administração norte americana, que necessitam de resposta:
Porque abandonaram os EUA a “perseguição” a Bin Laden e à sua organização terrorista – se é que alguma vez houve intenções de perseguição?
Porque razão a administração norte americana não atendeu ao pedido de extradição formulado pela Venezuela?
Será por acaso que Carriles se encontra refugiado desde Março deste ano precisamente no Estado da Florida, cujo governador – apenas por mero acaso – é irmão do Sr George W Bush?
Os EUA invadiram o Iraque por este possuir armas de destruição maciça, têm ameaçado o Vietname, mas não são os EUA possuidores de enormes arsenais de armamento?
Se invadem os outros países supostamente para protegerem o Mundo da ameaça terrorista, quem nos protege dos EUA?
Será que o combate ao terrorismo apenas se aplica a alguns?
Esta situação é apenas mais uma das muitas incongruências daqueles que querem ser senhores do Mundo e demonstra que afinal, somos todos iguais, mas há uns que são mais iguais que outros…

analfabetado por ilheu às 08:36

para onde devo ir | ajuizar | juntar...
|

2 comentários:
De Anónimo a 30 de Maio de 2005 às 10:06
Olá.. Vim agradecer-te o carinho que me deixaste lá no Traduzir-se.. obrigada!
Um bom post este teu! quero voltar aqui com bastante calama pra ler tudo!!
um beijão!lualil
(http://www.traduzir-se.blogspot.com)
(mailto:lualil@hotmail.com)


De Anónimo a 24 de Maio de 2005 às 12:19
À margem do teu texto: já sabes que não vais mesmo à Festa?caterina
(http://www.caterina.blogs.sapo.pt)
(mailto:caterina_c@sapo.pt)


Comentar post

.memórias

. Março 2009

. Junho 2007

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.Ofeliazinha

Ofeliazinha

.fotomemória

.Quantos já passaram

.subscrever feeds