"o pior analfabeto é o analfabeto político..." Bertold Brecht

.quem sou

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.recentemente

. Dia do Pai...

. O analfabeto político

. Um cravo de Fraternidade

. Abril, mês dos cravos e d...

. Com irregularidades, mas ...

. Poema...

. Digam lá se isto não é de...

. O que nasce torto…

. Erro de autarca põe idoso...

. Homens e mulheres unidos ...

.as escolhas

. todas as tags

.outras andanças

.fotomemória

.companheiros

. Migração

Sexta-feira, 10 de Março de 2006

Homens e mulheres unidos na defesa de direitos civilizacionais…

Decorrido quase um século e meio sobre a manifestação que, em Nova Iorque teria como consequência a morte de 129 operárias de uma fábrica, muitas continuam a ser as razões para que as mulheres continuem a lutar contra a discriminação…
Em 1857, um grupo de operárias têxteis de Nova Iorque, manifestavam-se contra a falta de condições de trabalho, pela redução do horário de trabalho e por melhores salários, tendo a manifestação sido violentamente reprimida pelas forças de segurança, o que levou as operárias a refugiarem-se dentro da fábrica onde morreram num incêndio ateado pelos proprietários.
Infelizmente, se olharmos para os dias de hoje, verificamos que as mulheres continuam a ser vítimas de injustiças e de desigualdades. Sendo as mulheres as mais atingidas pela precaridade e pelos baixos salários.
Em Portugal, apesar do número de mulheres (65,9%, em 2005) com formação superior ser mais elevado que o dos homens, estas apenas representam 36,2% dos quadros superiores. Por outro lado, em 2005, a taxa de desemprego oficial nas mulheres era de 9%, enquanto nos homens era de 7%, provando estes números que o desemprego, a precaridade e os baixos salários atingem mais as mulheres que os homens.
Até no que respeita à pensão média de velhice, calcula-se que em 2006, as mulheres portuguesas venham a receber cerca de € 248, valor inferior ao limiar da pobreza.
Nos últimos anos temos assistido a um agravar dos ataques aos direitos e garantias dos trabalhadores, tudo isto, porque o neoliberalismo domina as medidas políticas do governo, que se subjuga aos interesses o grande capital, esquecendo os interesses do país.
Na verdade, fala-se de “tanga”, de crise, de necessidade de contenção, mas as políticas desenvolvidas apenas servem para agravar ainda mais o atraso em que o país se encontra e para aumentar o fosso entre ricos e pobres.
Ao mesmo tempo que a banca aumenta a percentagem de lucro em 42% (os três maiores bancos privados tiveram no ano passado um lucro de € 1 258 mil milhões), os trabalhadores em geral, e as mulheres, em particular, vêem o governo desencadear gravosos ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores. Neste momento, não são apenas direitos laborais que estão em causa, mas acima de tudo direitos civilizacionais conseguidos ao longo de décadas de luta.
Se é verdade que a luta pela igualdade os géneros deve continuar, não é menos verdade que, perante os avanços das políticas neoliberais e dos interesses dos grandes grupos económicos, esta deve ser uma época de luta dos trabalhadores em geral…
Se não lutarmos por mais e melhor educação; por mais e melhor trabalho; por mais e melhor saúde, por mais e melhor segurança social, certamente o nosso país continuará mergulhado no atraso.
Já tenho dito que não gosto de Dias Internacionais… acho eu a luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, deve ser diária e não se deve resumir ao dias comemorativos, contudo, este é sem dúvida, um dia em que se deve recordar também algumas portuguesas que muito lutaram para que a situação das mulheres de hoje fosse diferente da altura em que viveram.
Sem saudosismos, só nos faz bem relembrar a escritora e jornalista Maria Lamas; ou a ceifeira Catarina Eufémia assassinada por reivindicar “pão, paz e trabalho”; ou a jorgense Maria Machado (“Rubina”) que abandonou a pacatez da sua vida em São Jorge para se dedicar à luta contra o fascismo… Mas é também hora de relembrar muitos homens e mulheres, que permitiram que hoje possamos ter direitos tão elementares como o direito ao salário…
E é em memória desses homens e mulheres que não devemos deixar que os governos que se têm subjugado aos interesses económicos prossigam os ataques aos direitos e conquistas civilizacionais, conseguidos pela luta de gerações e gerações de trabalhadores.

analfabetado por ilheu às 11:29

para onde devo ir | juntar...

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.memórias

. Março 2009

. Junho 2007

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

.fotomemória

.subscrever feeds